Notícia

RNTRC

"25 anos pelo transporte" traz histórico da CNT, do SEST SENAT e do ITL

14/02/2019 às 12:11 por Setcepb

Fonte: CNT
Livro


São duas décadas e meia na vanguarda de tudo o que é importante para a melhor atuação do trabalhador do transporte, para o apoio ao transportador e para o desenvolvimento do setor no Brasil. No livro “25 Anos pelo Transporte”, divulgado ontem (13/2), estão descritos os principais marcos do SEST SENAT desde a sua criação, em 1993. Também estão reunidos os trabalhos mais significativos da CNT durante esse período e os projetos de destaque do ITL.

Em 92 páginas, o leitor pode voltar no tempo e conhecer as ações e publicações que contribuíram e ainda contribuem para o fortalecimento do setor transportador brasileiro. O livro traz uma grande linha do tempo, com os marcos de cada ano, de 1994 a 2018. Nesse período, foram 129 milhões de atendimentos no SEST SENAT e mais de 280 estudos, pesquisas, análises e outros produtos da CNT sobre os diferentes modais e temas de interesse do setor. 

A publicação expõe também imagens marcantes, como a do Campeonato de Futebol de Campo, com a participação do Pelé, em 1996; e a da fachada da antiga Unidade Carandiru, atual Parque Novo Mundo, que começou a funcionar em 1994, em São Paulo.

O resgate histórico foi feito por meio de registros das áreas técnicas, consultas a fotos e documentos diversos e relatos de antigos empregados. As mais de 200 edições da revista CNT Transporte Atual, lançada em 1995, também foram importantes fontes de consulta sobre o que era a pauta prioritária das instituições ao longo de mais de duas décadas.

A busca por fortes investimentos em infraestrutura, pela modernização das leis trabalhistas, pela melhoria da qualificação profissional e por mais segurança no setor são temas defendidos historicamente por todo o Sistema. “Sempre agimos na vanguarda do que é estratégico. Defendemos a multimodalidade, a renovação de frota, a melhoria da qualidade do diesel, o aumento da eficiência energética. Também lutamos contra assaltos, roubos de cargas, ataques a ônibus”, diz o presidente da CNT, do ITL e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade.

Essa história é bem ampla e diversificada. Além dos estudos, das pesquisas e do investimento em qualificação profissional, o portfólio inclui seminários internacionais, a forte atuação institucional junto aos três Poderes, a participação em grandes debates nacionais. A CNT contribuiu, por exemplo, para a aprovação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro); e participou de conferências internacionais pelo clima, como a Rio+20.

Clésio Andrade, presidente da Confederação nesses 25 anos e um dos idealizadores do SEST SENAT, avalia que o Sistema CNT conseguiu inserir o setor nos grandes debates nacionais, fortaleceu a representatividade nos diversos fóruns e promoveu um imprescindível apoio ao trabalhador e ao transportador. 

Ele lembra que, no início da década de 1990, quando foi criado o SEST SENAT, os transportadores tinham “o sonho de oferecer ao trabalhador do transporte aquilo que ele merecia: mais qualidade de vida, saúde, desenvolvimento profissional, lazer, esporte e cultura”. Junto à criação dessa rede de atendimento em todo o país, foram intensificadas as ações da CNT para apoiar o desenvolvimento e representar o setor.

“Conhecer o cenário em que atuamos é primordial para identificar gargalos e propor soluções. Também acompanhamos a economia; analisamos os impactos das medidas de governo; atuamos junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e mostramos o que a sociedade está pensando em momentos diferentes”, explica.

Segundo Clésio Andrade, esse trabalho em defesa do transporte precisa continuar. “Estamos certos de que a estrada que colaboramos para construir até aqui será o caminho para o Brasil alcançar seu pleno desenvolvimento social e econômico.”



Clique aqui para fazer download da versão digital do livro "25 Anos pelo Transporte". 

Voltar

Av. Sen. Ruy Carneiro, nº 300, 6º andar, sala 610, Ed. Emp. Trade Office Center, Miramar - João Pessoa/PB

(83) 3243-1898

PBSoft
Subir