Entregas urbanas noturnas podem ser solução para grandes cidades
Fazer grandes cidades funcionarem a todo vapor é um desafio para
diversos setores, incluindo o de logística. O aumento da densidade populacional
afeta diretamente a mobilidade nestes centros urbanos, gerando
congestionamentos e atrasando entregas. Mas um projeto piloto em São Paulo
incentiva o que parece ser uma solução para problemas de logística nas cidades:
as entregas urbanas noturnas.
A grande quantidade de veículos em cidades como São Paulo causa
congestionamentos em regiões centrais e, consequentemente, dificulta o
transporte de cargas. O resultado disso é a redução da produtividade e o
aumento de custos do operador logístico, atingindo também a qualidade de vida
da população local, por emissão de poluentes e aumento de tempo de locomoção.
O Projeto de Entregas Noturnas, piloto na cidade de São Paulo, visa amenizar
esse efeito, oferecendo às empresas a possibilidade de realizar processos de
movimentação de carga nos centros urbanos em horas ociosas, de maneira
eficiente.
Otimismo
A medida é vista com otimismo pelo especialista francês Aurélien Jacomy,
diretor da consultoria em supply chain Diagma Brasil. O executivo observou a
implementação desse tipo de ação na capital francesa anos atrás.
“As mudanças permitem o aumento da frequência de abastecimento das lojas, para
reduzir os estoques na ponta, o que implica o uso de veículos menores”, comenta
Aurélien. ”Mesmo que essa medida reduza a possibilidade de estacionamento dos
caminhões, vale a pena estimular o crescimento de uma frota de entrega
sustentável, movida à eletricidade ou híbrida”, acrescenta.
“O projeto-piloto da iniciativa [realizado na Rua dos Pinheiros, em São Paulo]
provou ser a entrega noturna uma solução interessante, tanto para as empresas,
que conseguiram otimizar o uso da sua frota de caminhões, quanto para a
sociedade, com uma melhor utilização da malha rodoviária e a redução do
trânsito de veículos de carga”, avalia Aurélien.
Para o consultor, apesar de receber críticas, o projeto, em conjunto com as
restrições de trânsito para caminhões nos centros urbanos, acelera uma
transformação e uma melhoria do abastecimento do varejo urbano.
Como especialista em Supply Chain, o francês Aurélien afirma que o
desenvolvimento desses novos métodos de entrega em loja é benéfico. “Na França
a prática já é comum e traz bons resultados. A implementação das entregas
urbanas noturnas proporciona benefícios às pessoas, com melhor experiência para
o consumidor e melhor mobilidade como cidadão. Existe um impacto social
positivo”, finaliza o consultor.
Em prol da mobilidade
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, coordenada pelo seu
Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) são responsáveis pelo projeto
e recebem apoio técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo
(CET-SP).
O trabalho também é fruto de uma parceria da SMT com o Centro de Inovação em
Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CISLOG
USP); o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região
(SETCESP) e o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Também fizeram
parte do projeto-piloto a Polícia Militar e a Subprefeitura da Lapa.